sexta-feira, 2 de abril de 2010

Acidente com avião da Esquadrilha da Fumaça

Avião da Esquadrilha da Fumaça cai durante apresentação e piloto morre

Um avião da Esquadrilha da Fumaça caiu na tarde desta sexta-feira (02/04/2010) durante uma apresentação no aeroporto federal de Lages, em Santa Catarina, informou o Corpo de Bombeiros da cidade. O piloto, único a bordo na aeronave, morreu na hora.

O acidente ocorreu por volta das 17h15, quando o piloto tentou fazer uma manobra, mas acabou caindo a 100 metros da pista do aeroporto.

O piloto, que comandava uma aeronave modelo Tucano T-27, fazia uma apresentação em comemoração dos 68 anos do aeroclube de Lages. Segundo o Corpo de Bombeiros, cerca de 20 mil pessoas assistiam ao evento.

O local do acidente foi isolado pelo Exército e pela Esquadrilha da Fumaça. As causas do acidente serão investigadas pela Força Aérea.



O piloto Anderson Amaro Fernandes, morto durante uma apresentação da Esquadrilha da Fumaça no Aeroporto de Lages, em Santa Catarina, estava no último ano de exibições com a aeronave, segundo o Comando da Aeronáutica. O avião que ele pilotava chocou-se com o solo no fim desta tarde de sexta-feira santa (02/04/2010). Houve uma explosão e Fernandes morreu na hora. A Aeronáutica abriu uma investigação para apurar as causas do acidente.

A Aeronáutica divulgou uma nota no início da noite lamentando o acidente. Leia abaixo a íntegra:

"O Comando da Aeronáutica lamenta informar que, no dia de hoje (2), por volta das 17h, uma aeronave T-27, do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da Força Aérea Brasileira - mais conhecido como Esquadrilha da Fumaça - sofreu um acidente durante apresentação na cidade de Lajes (SC). O piloto da aeronave, Capitão Anderson Amaro Fernandes, faleceu no acidente. O Comando da Aeronáutica já iniciou as investigações para identificar os fatores que contribuíram para o acidente.

Brasília, 02 de abril de 2010."

Fonte: O Globo