sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Naufrágio do navio-escola canadense Concordia


Todas as 64 pessoas que estavam no veleiro Concordia que naufragou na tarde de ontem (18/02/2010) a cerca de 300 milhas náuticas (aproximadamente 550 km) do litoral do Rio de Janeiro já foram resgatadas. O navio-escola canadense, que pertencente ao "West Island College Internacional", estava realizando a travessia de Recife (PE) para Montevidéu, no Uruguai.

O Comando do Primeiro Distrito Naval, do Rio de Janeiro, não informou o local exato do naufrágio, a nacionalidade das vítimas, nem tampouco em que condições de saúde elas se encontram.

Segundo a rede de televisão canadense CTV, 42 dos 64 ocupantes do barco eram canadenses. De acordo com as informações, entre os canadenses resgatados estão universitários, alunos do ensino médio e integrantes da tripulação. O UOL Notícias segue tentando contato com a escola para obter mais informações sobre as vítimas.

A Fragata Constituição da Marinha Brasileira, que leva uma aeronave a bordo, deve chegar ao ponto do naufrágio às 13h de hoje (19/02/2010). Navios mercantes que navegam naquela área marítima também estão seguindo para participar da operação.

Segundo um dos tripulantes resgatado, durante a travessia, a embarcação enfrentou fortes ventos antes de naufragar.

A Marinha informa que por volta das 17h de ontem (18/02/2010) solicitou à FAB (Força Aérea Brasileira) que uma aeronave investigasse a emissão de um sinal de emergência acionado pelo navio. Por volta das 20h, a aeronave localizou uma balsa salva-vidas com pessoas nas proximidades do local onde foi detectada aquela emissão.

De acordo com o itinerário publicado no site da escola canadense, o veleiro partiu de Lunenburg, no Canadá, no dia 7 de setembro de 2009. Segundo as informações, o navio-escola parou em Portugal, Irlanda, França, Malta, Turquia, Tunísia, Marrocos e Senegal, antes de chegar ao Recife, no dia 20 de janeiro de 2010.

A data prevista para o início do segundo semestre letivo era o dia 6 de fevereiro, quando o veleiro saiu do Recife em direção à cidade de Montevidéu, no Uruguai. A previsão é de que a chegada à capital uruguaia fosse no dia 23 de fevereiro.

Fonte: UOL Notícias