sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Explosão na SR/DPF/AM

MANAUS - Uma explosão nesta sexta-feira, 27/02/2009, no laboratório de Criminalística da sede da Superintendência da Polícia Federal no Amazonas, na zona centro-oeste de Manaus, matou um Policial Federal e deixou quatro gravemente feridos. A informação foi confirmada pelo Instituto Médico-Legal (IML) e pela assessoria de comunicação da Polícia Federal no Amazonas.

Segundo relato de testemunhas, a explosão aconteceu por volta das 17h20m, quando seis policiais tentavam abrir um cilindro apreendido esta semana pela PF. A suspeita era a de que ele conteria drogas. Ao utilizarem um maçarico, o artefato explodiu.

Uma das testemunhas afirmou que uma das vítimas saiu com o couro cabeludo queimado. Outro funcionário, disse a testemunha, perdeu a mão direita na explosão.

- Foi um desespero. Todos correram. O barulho foi ensurdecedor - disse.

O Policial Federal Antônio Carlos de Oliveira (Perito) foi levado em estado grave para o Pronto-Socorro 28 de Agosto, mas não resistiu às queimaduras de segundo grau e morreu. Os outros quatro policiais ainda não foram identificados pela assessoria de comunicação da PF. Segundo informações do pronto-socorro, eles estão com queimaduras de segundo grau por todo o corpo.

Presos foram transferidos para presídios

O departamento onde ocorreu a explosão fica sob a carceragem, onde estão sete presos. Nenhum deles ficou ferido. Segundo um Agente Federal, o local foi afetado, o que forçou a transferência dos presos para dois presídios; os nomes deles não foram revelados.

No momento da explosão, havia pelo menos três jornalistas na sede da PF. Entre eles, Caio Mota, do jornal "Diário do Amazonas", que foi atingido.

- Depois do barulho, voaram estilhaços de vidro e de cimento para todos os lados. Cheguei a receber uma pancada na cabeça. Mas nada grave - disse Caio.

As causas do incidente serão investigadas por uma equipe da própria Polícia Federal. A explosão foi seguida de um princípio de incêndio no local. Toda estrutura do laboratório, utilizado para análises de drogas e outros materiais apreendidos, ficou comprometida pelo fogo. Parte do telhado do prédio foi arrancada com a explosão. O prédio está isolado e neste momento é analisado por equipes da Defesa Civil e dos bombeiros. Peritos também analisam a causa do acidente.

Fonte: O Globo