sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Aviação do Exército Brasileiro inicia resgate de reféns das FARC

Helicópteros do Brasil iniciam operação de resgate de reféns das Farc

No primeiro movimento da missão de entrega de seis reféns pelas Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), dois helicópteros Cougar da aviação do Exército Brasileiro partem nesta sexta-feira, 30/01/2009, de Manaus e seguem para São Gabriel da Cachoeira (AM), na região de fronteira, fazem uma parada técnica na região de São Joaquim ou Perari e depois entram em território colombiano.

A previsão é cumprir todas as etapas nesta sexta-feira, mas não há prazo. Também parte nesta sexta-feira para o Brasil, para encontrar as aeronaves, a comitiva da senadora colombiana Piedad Córdoba, que atuará na operação comandada pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICR). Segundo ela, as entregas propriamente ditas dos sequestrados começa domingo.

A prometida libertação dos seis colombianos mantidos reféns pelas Farc começará efetivamente no próximo domingo (1º/02/2009), quando alguns deles serão entregues a uma comissão que sairá do Brasil, informou nesta quarta-feira (28/01/2009) a senadora colombiana Piedad Córdoba, que é uma das interlocutoras dos guerrilheiros e está organizando o resgate.

"No domingo acontecerá a primeira entrega", disse Córdoba, pertencente à oposição socialista ao presidente Álvaro Uribe, ao sair de uma reunião com o CICR, em Bogotá. Também participou do encontro o técnico enviado pelo governo brasileiro que coordenará a operação com helicópteros militares fornecidos pelo Brasil.

Vários países foram consultados pela Cruz Vermelha, e o Brasil foi escolhido por sua proximidade geográfica e pelas facilidades logísticas. A participação também foi aprovada pelo governo da Colômbia.

A senadora revelou que as Farc já forneceram as coordenadas do local onde os reféns serão soltos, em algum ponto da selva colombiana. No dia 21 de dezembro de 2008, a guerrilha anunciou que libertaria seis reféns: os políticos Alán Jara e Sigifgredo López, além de três policiais e um militar. Se concretizada libertação dos seis, as Farc terão ainda em seu poder 22 militares e mais centenas de civis.

Fonte: Folha de São Paulo

A aviação do Exército Brasileiro utiliza os seguintes helicópteros militares: Helibrás HM-1 Pantera; Helibrás HA-1 Esquilo; Aerospatiale/Eurocopter HM-3 Cougar e o Sikorsky UH-60 Blackhawk.