sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Chesley Burnett Sullenberger III, piloto da US Airways, herói do acidente aéreo

Chesley Sullenberger, conhecido como "Sully", o piloto do avião da US Airways que caiu no rio Hudson está sendo tratado como herói por ter aterissado a aeronave sem provocar ferimentos graves ou mortes entre os 155 passageiros e tripulantes que estavam abordo.

Um piloto reformado de caça da Força Aérea Americana (USAF), "Sully" foi louvado por Mike Bloomberg, prefeito da cidade de Nova Iorque, que classificou a ação de Sullenberger como "magistral", segundo a reportagem do The Daily Telegraph:

"Sullenberger vasculhou a aeronave antes de deixá-la !"

Conforme a reportagem do ABCNews.com:

"O herói do voô 1549, piloto Chesley B.Sullenberger III, caminhou pelo corredor do avão caído no rio Hudson por duas vezes antes de abandoná-lo, certificando-se de que não havia mais nenhum passageiro a bordo, garantindo a segurança de todos e salvando mais de 150 pessoas."

O êxito da aterragem na água foi uma raridade, de acordo com o NY Daily News:

"É a 1a vez em 45 anos que uma aeronave de grande porte executa um pouso forçado na água e todos os passageiros a bordo saem com vida."

O Wall Street Journal é ainda mais enfático na sua descrição do fato:

"Pela 1a vez em 50 anos de voôs comerciais de jatos, os pilotos do voô 1549 da US Airways executaram com sucesso um das mais técnicas e desafiadoras manobras: pousar um jato de linha na água sem fatalidades."

Aqui está o currículo do "Sully", como aparece na página inicial da sua empresa, Safety Reliability Methods, Inc.

Chesley B. "Sully" Sullenberger, III é capitão da maior empresa amaericana de aviação com mais de 40 anos de experiência de voô. Ex-piloto de caça da U.S. Air Force (USAF), ele tem servido como instrutor e chefe da Air Line Pilots Association (ALPA), investigador de acidentes e técnico do comitê nacional de prevenção. Ele tem participado de muitas investigações de acidentes na USAF e na National Transportation Safety Board (NTSB). Seu trabalho em segurança na ALPA levou ao desenvolvimento da circular de recomendações da Federal Aviation Administration (FAA). Trabalhando com os cientistas da NASA (National Aeronautics and Space Administration), ele é co-autor de um documento sobre os erros na aviação. Ele foi fundamental no desenvolvimento e implementação do Crew Resource Management (CRM), curso utilizado em sua companhia aérea e foi professor do curso para centenas de seus colegas. Sully graduou-se na Academia da Força Aérea Americana (U.S. Air Force Academy), na Universidade de Purdue (Purdue University) e na Universidade do Colorado do Norte (University of Northern Colorado). Ele foi um dos palestrantes na Conferência Internacional da High Reliability Organizations (HRO), realizada em 2007 na cidade de Deauville, França. Ele acaba de ser nomeado Professor Visitante da Universidade da Califórnia, em Berkeley.

Fonte: The Huffington Post