sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Aviação do Exército Brasileiro inicia resgate de reféns das FARC

Helicópteros do Brasil iniciam operação de resgate de reféns das Farc

No primeiro movimento da missão de entrega de seis reféns pelas Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), dois helicópteros Cougar da aviação do Exército Brasileiro partem nesta sexta-feira, 30/01/2009, de Manaus e seguem para São Gabriel da Cachoeira (AM), na região de fronteira, fazem uma parada técnica na região de São Joaquim ou Perari e depois entram em território colombiano.

A previsão é cumprir todas as etapas nesta sexta-feira, mas não há prazo. Também parte nesta sexta-feira para o Brasil, para encontrar as aeronaves, a comitiva da senadora colombiana Piedad Córdoba, que atuará na operação comandada pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICR). Segundo ela, as entregas propriamente ditas dos sequestrados começa domingo.

A prometida libertação dos seis colombianos mantidos reféns pelas Farc começará efetivamente no próximo domingo (1º/02/2009), quando alguns deles serão entregues a uma comissão que sairá do Brasil, informou nesta quarta-feira (28/01/2009) a senadora colombiana Piedad Córdoba, que é uma das interlocutoras dos guerrilheiros e está organizando o resgate.

"No domingo acontecerá a primeira entrega", disse Córdoba, pertencente à oposição socialista ao presidente Álvaro Uribe, ao sair de uma reunião com o CICR, em Bogotá. Também participou do encontro o técnico enviado pelo governo brasileiro que coordenará a operação com helicópteros militares fornecidos pelo Brasil.

Vários países foram consultados pela Cruz Vermelha, e o Brasil foi escolhido por sua proximidade geográfica e pelas facilidades logísticas. A participação também foi aprovada pelo governo da Colômbia.

A senadora revelou que as Farc já forneceram as coordenadas do local onde os reféns serão soltos, em algum ponto da selva colombiana. No dia 21 de dezembro de 2008, a guerrilha anunciou que libertaria seis reféns: os políticos Alán Jara e Sigifgredo López, além de três policiais e um militar. Se concretizada libertação dos seis, as Farc terão ainda em seu poder 22 militares e mais centenas de civis.

Fonte: Folha de São Paulo

A aviação do Exército Brasileiro utiliza os seguintes helicópteros militares: Helibrás HM-1 Pantera; Helibrás HA-1 Esquilo; Aerospatiale/Eurocopter HM-3 Cougar e o Sikorsky UH-60 Blackhawk.

3 comentários:

FENIX disse...

A crise, que começou financeira, transformou-se em econômica e, na ausência de governo, já está se transformando em crise social. A crise social é reflexo, à primeira vista, do maciço desemprego e na conseqüente queda de consumo e na inadimplência que acarretam menor produção e mais desemprego.

Insensível, o governo já projeta a mesma arrecadação de impostos verificada no ano passado, haja vista o impostômetro apresentar valor de 100 bilhões no mês de janeiro, o que projeta arrecadação de 1,1 trilhão de reais no ano. Um fio muito tênue, ao mesmo tempo em que separa, une a crise social à violência, principalmente nos grandes centros urbanos.

Os empregados, mais prudentes que o governo sindicalista, já abrem mão de salários integrais com a correspondente redução de jornada de trabalho, a fim de manter seus empregos. Mas, o governo perdulário, até agora não acenou com a redução de impostos e de gastos, como se vivesse num universo paralelo, imune aos problemas dos mortais que os sustentam.

Em breve teremos convulsão social e, sem forças armadas, uma possível guerra civil, de conseqüências castatróficas.

"LIBERTAS QUAE SERA TAMEN"

Brasil Empreende disse...

Ola. Estou passando para convidar para conferir a postagem desta semana: Inovar: O grande X da questão. E Estamos participando do 1º Concurso BR-Infor-Blog, e gostaríamos de contar com o voto de vocês.
Sua visita será um grande prazer para nós.
Acesse: www.brasilempreende.blogspot.com
Atenciosamente,
Sebastião Santos.

BOOTLEAD disse...

Recebi este e-mail da socióloga e escritora Maria Lucia Victor Barbosa e, solicito aos amigos (as), divulgá-lo para os seus contatos:

Caríssimos amigos,

Ontem comuniquei que havia recebido um telefonema da Globo News, de Brasília. A pessoa me fez um convite em nome do Alexandre Garcia, para que eu participasse do "Espaço Aberto". A pauta seria sobre América Latina. Eu iria para Brasília hoje e amanhã faria a gravação. Hoje voltaram a me telefonar dizendo que a pauta havia mudado e que ficaria para uma outra vez. Tenho absoluta certeza de que Alexandre Garcia me indicou para o programa, mas esbarrou na censura da Globo. Como podem comprovar mais uma vez nesse episódio, a censura do governo Lula, funciona para valer. Isso confirma o que já sabemos: é difIcílimo termos algum espaço na mídia. O único espaço em que ainda temos liberdade, por enquanto, é aqui na Internet. Mesmo sendo patrulhados e ofendidos pelos "companheiros". Pois vamos em frente. Se somos do "Clube dos 16%", encarnamos a única resistência, já que não temos partidos ou lideranças de oposição para unir e coordenar os descontentes e os indignados que somos. Em breve escreverei outro artigo e enviarei para vocês. Muito obrigada pela solidariedade e pela amizade, que apesar de virtual, é real. Somos poucos, mas existimos.
Um grande abraço,
Maria Lucia


PS. Amigo Pacóvio, tens como me passar um endereço de e-mail?

bootlead@gmail.com

Um abraço
Bootlead