sexta-feira, 20 de junho de 2008

Orkut perde 34% de usuários na América Latina

Entre abril de 2007 e o mesmo mês de 2008, o número de usuários da rede social Orkut, do Google, caiu 34% na América Latina. Os dados são da consultoria ComScore. O site de relacionamentos perdeu oito milhões de perfis durante o período analisado.

Apesar de ainda manter liderança na região mdash; com 15,2 milhões de usuários — outras redes sociais apresentam crescimento e já são uma ameaça ao Orkut, o único a perder acessos entre os latinos

A segunda colocada na América Latina é a Hi5.com, que teve alta de 79% em um ano e já conta com 12,3 milhões de usuários. Já o Facebook, a terceira rede social mais popular, aumentou 976%, passando de 717 mil para 7,7 milhões no mesmo período.

Na quarta colocação, o Sônico.com, que até o último mês de abril possuía 6,2 milhões de usuários latinos. Ainda segundo a consultoria, em quinto lugar no ranking latinoamericano está o MySpace, que cresceu 45%, totalizando 5,8 milhões de usuários em abril de 2008.

Redes sociais crescem no mundo

Ao todo, as redes sociais receberam 50 milhões de acessos em abril deste ano, 32% a mais do que o mesmo mês do ano passado. MySpace e Facebook são os líderes em acesso de redes sociais no mundo. Em abril, o Facebook ultrapassou o MySpace e tornou-se o site de relacionamentos mais popular com 116.375 mil usuários. Juntos têm 115 milhões de visitantes únicos, de acordo com a pesquisa.

Na disputa para liderar o mercado, o Facebook lançou recentemente sua versão em português e o MySpace está realizando uma reforma em sua interface.

O estudo envolveu internautas com 15 anos de idade ou mais, excluindo acesso de computadores públicos, celulares e PDAs.

REDES SOCIAIS NO BRASIL

Os brasileiros são um dos que mais usam sites de comunidades no mundo. Em horas gastas e em número de acesso, o Brasil é recordista. Segundo dados do IBOPE//NetRatings, só em maio de 2008, 18,5 milhões de pessoas navegaram em sites de relacionamento. Em média, são gastas cinco horas por mês em redes sociais.

Somando-se fotologs, videologs e mensageiros instantâneos, são 20,6 milhões de brasileiros por mês acessando redes sociais. O número representa aproximadamente 90% do total de usuários da Internet no país.

A pesquisa indica ainda que o Orkut continua líder no Brasil, mas também perde espaço por aqui. Em abril, o Orkut recebeu 15,2 milhões de acessos, segundo o Ibope, seguido pela Sonico.com, com 1,7 milhões de usuários únicos, e o MySpace, com 868 mil. O Facebook tem uma participação pequena no Brasil e fica atrás de Via6, Hi5 e Habbo, com 365 mil usuários no mês.