sábado, 26 de abril de 2008

PF aprende carga de 100 milhões de cigarros falsos em São Paulo

A Polícia Federal (PF) de Presidente Prudente, interior de São Paulo, realizou na madrugada de 24/04/2008 a maior apreensão de cigarros já registrada no Estado de São Paulo. Foram aprendidos mais de 500 mil pacotes de cigarros de diversas marcas, que somam cinco milhões de maços com 20 cigarros cada, totalizando 100 milhões de unidades.
.
Segundo a PF, toda a carga era transportada em um comboio composto por sete carretas e um bi-trem. Quatro motoristas foram presos, um conseguiu fugir e outros três abandonaram as caretas antes da chegada da polícia.

Conforme as declarações do delegado Ianê Linário Leal, chefe da Polícia Federal de Presidente Prudente, a apreensão aconteceu quando uma equipe da PF já investigava a ação dos contrabandistas que utilizam com certa freqüência a rodovia Assis Chateaubriand (SP-425) para o escoamento do produto de contrabando. "Montamos diligências para a averiguação dessas cargas suspeitas e obtivemos êxito em interceptar essa que foi sem dúvida a maior apreensão de cigarros", explicou.

A apreensão ocorreu em dois pontos da região. Primeiro, foram três carretas que estavam estacionadas no acostamento da rodovia nas imediações de um posto de revenda de combustíveis. Ao notarem a movimentação da Polícia federal, os condutores abandonaram os caminhões e desapareceram. Os motoristas não foram localizados.

"Dando continuidade às investigações, encontramos já no município de Teodoro Sampaio mais quatro carretas e um bi-trêm, também transportando cigarros. Eles faziam parte da mesma equipe. Quatro motoristas foram presos e um deles conseguiu se evadir. Todos os caminhões com as respectivas cargas foram apreendidos e encaminhados para a Delegacia de Polícia Federal, onde os motoristas foram autuados por crimes de contrabando e formação de quadrilha", afirmou o delegado.

Dois dos motoristas detidos são da cidade de Eldorado, um de Cruzeiro do Oeste e outro de Iguatemi, todas no Estado do Paraná (PR). Eles afirmaram que receberam as cargas em Foz do Iguaçu (PR) de um homem conhecido como Chicão, de quem teriam recebido R$ 4 mil pelo serviço do transporte. Eles disseram que deveriam distribuir a carga em locais diferentes da capital e Grande São Paulo.

Os cigarros e os caminhões serão encaminhados para a Receita Federal, que deverá incinerar os cigarros e dar destino legal aos caminhões. Os presos serão encaminhados ao Centro de Detenção Provisória (CDP) de Caiuá (SP).

Fonte: O Dia