terça-feira, 22 de abril de 2008

Treinamento do COT


O Comando de Operações Táticas (COT) é o grupo de elite da Polícia Federal brasileira.

É especializado no combate ao terrorismo, tráfico de drogas, bem como em diversas operações especiais que requerem um alto grau de desempenho tático.

Em sua origem, a técnica de treinamento utilizada baseou-se no GSG 9 alemão, porém, com o passar dos anos, foi aperfeiçoando-a até desenvolver técnicas próprias, mesmo porque o COT atua em todo o Brasil, em regiões tão vastas e distintas que exigem um constante aprimoramento dos diversos tipos de treinamentos.

O COT dispõe do maior centro de treinamento de operações táticas da América Latina, que funciona tanto de dia como de noite, onde são ministrados os cursos de Combate em Área Restrita, de Operações Táticas e de Atirador de Precisão, atualmente reconhecidos, referências na América do Sul.

Todos os membros do COT são exímios atiradores (armas curtas e longas) e especialistas em técnicas de combate corpo-a-corpo (baseadas no Jiujitsu e no judô brasileiros). Dominam, com proficiência, técnicas verticais, primeiros socorros, sobrevivência em diversos ambientes, combate em recintos fechados, operações aéreas, etc., pois contam com especialistas treinados em vários cursos, tanto no Brasil como no exterior, além de ministrarem cursos para diversas unidades policiais, brasileiras e/ou estrangeiras.

O seu objetivo se traduz no lema: "À Patria, à Vida, ao DPF; o COT.", inserido em uma placa, à entrada de sua sede.

É formado por policiais federais, que voluntariamente se submetem a um intenso curso de formação, após prévia aprovação em testes e entrevistas, tendo duração total de 16 semanas, em regime integral, e onde são observadas tanto a postura tática e policial como as resistências física e mental aos mais diversos ambientes – terra, água e ar - em regiões como Selva, Caatinga e Montanha.

Já atuou de inúmeras operações, desde sua criação, em 1988, da apreensão de grandes quantidades de drogas por todo o país, a segurança de grandes autoridades, tais como o presidente americano George Bush e o Papa Bento XVI, de operações de combate ao crime organizado, como a Anaconda, ao combate ao tráfico ilícito de entorpecentes nas favelas do Rio de Janeiro, em apoio ao BOPE e outras unidades policiais.

O COT possui uma média de 110 operações/ano, abrangendo todo o Brasil.

Atua em conjunto, em algumas operações, com a Coordenação de Aviação Operacional - CAOP, também pertencente ao quadro do Departamento de Polícia Federal - DPF, sendo uma das razões da utilização da águia em seu síbolo: O apoio aéreo.