domingo, 2 de março de 2008

Colômbia usou aviões fabricados no Brasil em missão que matou Reyes

O avião brasileiro Super Tucano, adquirido pela Força Aérea Colombiana (FAC), foi elemento-chave na missão de sábado (01/03/2008) contra o porta-voz internacional das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), Raúl Reyes, segundo detalhes da operação conhecidos neste domingo (02/03/2008), em Bogotá.
.
Os Super Tucanos foram comprados da Embraer por US$ 234 milhões em meados de 2005, e a Força Aérea Colombiana negociou um total de 25 aviões. O aeronave é um modelo turboélice que pode aterrissar em pistas de até 500 metros, alcançar uma altura de 35 mil pés (em torno de 10.670 metros) e voar a uma velocidade entre 500 e 550 km/h. Segundo informações no site da Embraer, o Super Tucano "pode operar em ambientes hostis a partir de pistas em condições precárias, tanto de dia como de noite."
.
A aeronave está equipada com duas metralhadoras e também pode ser configurada com armamento adicional, como canhões, além de permitir o carregamento e o disparo de mísseis de curto alcance.
Vários Super Tucanos utilizados em bases situadas no sul da Colômbia foram mobilizados para a tarefa, realizada de forma conjunta por forças terrestres, marítimas e aéreas.
.
As aeronaves lançaram as bombas Cluster usadas para atacar os rebeldes nas selvas da fronteira sul com o Equador, provocando dois bombardeios, um em território colombiano e outro no país vizinho, segundo detalhes do relatório da chamada "Operação Fênix", divulgado pelo Ministério da Defesa colombiano.
.
O primeiro ataque aéreo aconteceu em Granada, no departamento colombiano de Putumayo, e a outra ocorreu em Santa Rosa, ao outro lado da fronteira com o Equador, onde morreram Raúl Reyes, cujo nome verdadeiro era Luis Edgar Devia e outros 16 insurgentes.
.
Reyes, considerado o número 2 das Farc, foi o primeiro membro do Secretariado (comando central) da guerrilha que morre em uma ação militar.
.
Fonte: G1

Juiz Federal de Umuarama é alvo de atentado

O juiz federal Jail Benites de Azambuja, da 2ª Vara Criminal de Umuarama, no Noroeste do Paraná, sofreu atentado na noite de quinta-feira, dia 28/02/2008. A Polícia Federal investiga o caso.

Em relato feito por Azambuja, ele conta que, depois de chegar em casa, por volta das 19 horas, o veículo oficial da Justiça Federal, um Fiat Marea dirigido por ele mesmo, foi atingido por seis tiros disparados por uma pessoa que estava na garupa de uma moto.
.
Os disparos tinham um alvo certo, já que a maioria dos projéteis acertou o vidro do motorista. Nesta sexta, a perícia informou que os disparos saíram de uma arma calibre nove milímetros, sendo que seis tiros atingiram o veículo e dois o muro da sua casa.

Azambuja, que não foi ferido porque já tinha entrado em casa, acredita que o atentado tenha relação com um dos processos criminais de tráfico de drogas que investiga há cerca de um ano na região, que fica a 150 quilômetros da fronteira com o Paraguai.

A partir de agora ele e a família contam com a segurança reforçada da Polícia Federal, que também passa a investigar o caso. O delegado responsável da PF em Umuarama, Erico Ricardo Saconato, não descarta nenhuma linha de investigação.
- Não descartamos nenhuma hipótese. A princípio a hipótese mais forte era de intimidação, porque os disparos se concentraram no veículo, mas trabalhamos com tentativa de atentado e homicídio - informou Saconato.
O delegado, no entanto, afirma que nenhum suspeito foi identificado ou detido até o momento.

O atentado acontece no momento em que a Ajufe (Associação dos Juízes Federais do Brasil) pede tramitação urgente na Câmara Federal de projeto que cria esquema de segurança para magistrados federais em situação de risco.