quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Cadastro biométrico de eleitores

.
A partir da próxima segunda-feira, 03/03/2008, e até 01/04/2008, 60 técnicos da Polícia Federal acompanharão o cadastramento biométrico de eleitores em três municípios brasileiros: Fátima do Sul (MS), São João Batista (SC) e Colorado D’Oeste (RO). Todos os eleitores terão que se cadastrar. Para isso, basta levar o título eleitoral.
.
Os eleitores terão seus dados pessoais, impressões digitais e fotografia lançados no novo cadastro, que será o maior do mundo em número de pessoas registradas biometricamente. Com o cadastramento biométrico, o TSE pretende excluir a possibilidade de uma pessoa votar por outra.

.
A expectativa do TSE é que em 10 anos 100% do eleitorado brasileiro esteja cadastrado no sistema e todos os estados do país tenham urnas com leitores biométricos. Este prazo se deve ao fato de que em ano eleitoral só se pode fazer cadastramento até o mês de maio e há um intervalo de 12 meses entre uma votação e outra. A estimativa é de que sejam gastos R$ 200 milhões no cadastramento de eleitores pelo sistema biométrico ao longo desse período.
.

Kit Bio

.
As informações biométricas serão recolhidas por meio da utilização do "Kit Bio", conjunto de equipamentos como câmera digital, scanner, software, leitor de impressão digital e laptop. Nesta quinta-feira, 28/02, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) apresentará oficialmente o "Kit Bio". Foram compradas 60 unidades do kit que já estão nos Tribunais Regionais Eleitorais.

.
As três cidades servirão de “pilotos” para o projeto e haverá 20 técnicos para cada um dos locais para recolher as informações dos eleitores. Elas foram escolhidas por atender às condições estabelecidas pelo TSE: ter aproximadamente 15 mil eleitores; estar na iminência de passar por um processo de revisão de seu eleitorado; ser sede de zona eleitoral e ficar próxima à capital de seu estado; e atender à variabilidade necessária de teste das impressões digitais.