quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

sQuba, o automóvel submarino da Rinspeed

Conhecida por seus projetos inovadores, como o Splash, marca suíça cria novo devaneio aquático

A Suíça não tem uma indústria automobilística muito forte, mas o povo suíço ama rodas e asfalto. A maior prova disso é a Rinspeed, que, entre muitos sonhos sobre rodas, já criou bichos como o eXasis, o esportivo transparente. Outra das paixões dos suíços são os esportes náuticos. Para conciliá-los, a mesma empresa colocou no mundo o Splash, o carro-anfíbio que anda “sobre as águas”, e, agora, vem com o sQuba, o primeiro carro submarino do mundo. Ao contrário do Splash, o negócio dele é navegar sob as águas, ainda que ele também seja capaz de navegar.
.
.
A inspiração, como se pode imaginar, é o Lotus Esprit que o espião mais famoso do cinema (Bond, James Bond) usou para escapar de seus perseguidores no filme “O Espião que me Amava”. “E é exatamente 30 anos depois de o filme ter sido feito que esta sequência incrível, ainda que animada, se materializa e vira realidade no mundo atual”, diz Frank M. Rinderknecht, idealizador do carro e dono da Rinspeed.
.
O carro tem tração traseira e seu motor é uma unidade elétrica, o que o torna ecologicamente correto e bom de acelerar no asfalto, considerando que ele tem um exceletente torque à disposição. Para navegar, o sQuba tem dois propulsores por hélice na “popa” do carro. Para dar uma de submarino, o carrinho suíço tem dois jatos que ficam sob suas extremidades traseiras.
.
Como se vê pelas fotos, o carro é um conversível, o que é no mínimo muito estranho, para um modelo que pretende submergir, e que não acompanha exatamente o que acontecia com o Lotus Esprit de Bond. As explicações são simples: vidros comuns não resistiriam à pressão da água, mesmo que apenas a 10 m de profundidade (o máximo que o sQuba atinge). Também há o gosto de Rinderknecht, notório apreciador de roadsters.
.
Ainda não há informações sobre a potência do motor, se ele se apóia apenas na força de baterias para navegar, rodar e submergir, dimensões etc. Apenas a certeza de que o sQuba estará em exposição no Salão de Genebra de 2008. Assim como outros modelos da marca, ele será apenas para demonstração, um filho único (ainda que de pai muito rico... e excêntrico).
.
Texto: Gustavo Henrique Ruffo