segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Curitiba...Exemplo pro Brasil !!

Reeleito com recorde de votos
Beto Richa (PSDB) conquista mais quatro anos à frente da prefeitura com o apoio de 778,5 mil curitibanos, o que representa 77,2% do eleitorado – a maior votação da história da cidade


O prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), foi reeleito com a maior votação da história das eleições municipais da cidade. Com 778.514 curitibanos que votaram em Richa, o tucano atingiu 77,27% dos votos válidos. A vantagem para a segunda colocada – Gleisi Hoffmann (PT) – foi de 595.487 mil votos. A petista teve o apoio de 183.027 eleitores e terminou com 18,17% dos votos válidos.

Na história de Curitiba, o prefeito que havia conseguido a maior votação até ontem havia sido Jaime Lerner, em 1988, eleito com 57% dos votos válidos. O desempenho de Beto Richa nesta eleição também foi muito melhor do que o resultado da disputa de 2004, quando ele foi eleito com 54,7% dos votos válidos no segundo turno, disputado com Ângelo Vanhoni (PT).

Avaliação

Para Richa, as urnas demonstraram a grande aprovação à sua administração e o voto de confiança da maioria dos curitibanos. “Foi um resultado histórico e consagrador e não me afastarei um milímetro sequer daqueles preceitos que têm nos guiado até aqui no exercício da função pública: democracia, austeridade, transparência, ética e, acima de tudo, respeito pelos cidadãos”, disse ontem Beto Richa, após a totalização dos votos.

A candidata Gleisi Hoffmann disse que irá cobrar a realização das propostas de campanha que o prefeito fez e que ela considera terem sido apresentadas originalmente pelo PT, como o fim das filas nas creches e nos postos de saúde. “Desejo boa sorte e sucesso ao prefeito e espero que ele cumpra tudo o que prometeu, especialmente as minhas propostas que ele incorporou ao seu discurso. Manterei minha postura de fiscalização e crítica política”, afirmou.

Outros candidatos

Nenhum dos outros seis candidatos desta eleição municipal conseguiu ultrapassar a barreira dos 2% de votos válidos. O candidato do governador Roberto Requião (PMDB), Carlos Moreira Júnior (PMDB), fez 19.157 votos. Apesar da votação muito abaixo do esperado, o ex-reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) disse que o resultado foi positivo. “Eu era um ilustre desconhecido da grande maioria da população. Me tornei conhecido, graças ao PMDB e ao governador Roberto Requião. Estou feliz porque apresentei as melhores propostas. Infelizmente, não tivemos tempo para debater melhor”, afirmou.

O candidato do PV, Maurício Furtado, que fez 8.906 votos, comemorou ter conquistado o quarto lugar na frente do ex-deputado federal Ricardo Gomyde (PCdoB), do deputado estadual Fabio Camargo (PTB), de Bruno Meirinho (PSoL) e de Lauro Rodrigues (PTdoB).

Gomyde obteve 7.187 votos. Ele disse que sabia que tinha poucas chances, mas afirmou que pôde debater de forma propositiva as propostas para a cidade. Fabio Camargo teve apenas 5.366. “O momento agora é de todos darem condições para o Beto governar. Temos de apoiar o vencedor. O meu voto é parecido com o do prefeito, temos a mesma classe social, somos jovens, temos um perfil parecido. Mas o voto dele é muito fidelizado”, disse Fabio Camargo.

O candidato Bruno Meirinho (PSol) teve 4.464 votos. Ele disse que pretende, agora, fortalecer a militância nos bairros. Lauro Rodrigues (PTdoB) fez 888 votos. A reportagem da Gazeta do Povo não conseguiu localizá-lo para comentar o resultado da eleição.

Currículo

Beto Richa foi deputado estadual no Paraná por dois mandatos. Ele foi eleito em 1994, cumpriu o mandato e foi reeleito em 1998, deixando a Assembléia em 2000, quando foi eleito vice-prefeito de Curitiba na chapa de Cassio Taniguchi. Beto Richa também chegou a concorrer ao governo do estado, em 2002, mas ficou em terceiro lugar.

Fonte: Gazeta do Povo

Um comentário:

Anônimo disse...

nice info