sexta-feira, 18 de julho de 2008

Delegado diz que fita divulgada pela PF teve sentido "adulterado"

Protógenes Queiroz reafirma a interlocutores que a direção da Polícia Federal promoveu seu afastamento do caso Dantas

Para delegado, gravação compreende pouco mais de 1% do total de tempo do encontro e relata apenas o final da reunião em SP


O Delegado da Polícia Federal Protógenes Queiroz disse a amigos que a fita divulgada ontem pela direção geral da PF foi uma "adulteração" do conteúdo e da temperatura da reunião ocorrida na última segunda-feira na Superintendência da PF, em São Paulo.

Na reunião, conduzida pelo diretor de combate ao crime organizado da direção geral da PF, Roberto Troncon, foi definida a saída de Queiroz e de outros dois delegados do comando da Operação Satiagraha.

A interlocutores, Queiroz reafirmou ontem que a direção da PF promoveu o afastamento dele e dos delegados Karina Souza e Carlos Pellegrini. Ele disse a colegas que a fita compreende pouco mais de 1% do total de tempo do encontro, que começou às 14h15 e terminou por volta das 18h00.

O delegado relatou aos interlocutores que, para ele, a direção geral está "filtrando" as informações para "induzir a erro" o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Cobrado por colegas da PF sobre a fala de Lula que o citou como "sujeito" que deveria dar "explicações", o delegado respondeu que planeja fazer uma declaração pública hoje à imprensa, na sede da Superintendência de São Paulo.

A Folha apurou que desde anteontem Queiroz tem pedido a íntegra da fita da reunião ao gabinete do superintendente da PF em São Paulo, Leandro Coimbra, que também participou do encontro. Sem obter uma resposta, ele protocolou no início da tarde de ontem, no gabinete de Coimbra, o pedido de acesso à fita.

Ao mesmo tempo, o procurador da República que atua no caso, Rodrigo De Grandis, também requisitou uma cópia da fita à PF. Os procuradores querem saber se houve algum tipo de "obstrução à Justiça" com a saída dos principais investigadores do caso.

No começo da reunião da segunda-feira (14/07/2008), os Delegados da Satiagraha queriam também fazer suas próprias gravações, mas ficou acertado que a superintendência faria a gravação e cada participante receberia uma cópia, o que não havia ocorrido até ontem.

Fonte: Folha de São Paulo

Nenhum comentário: