quinta-feira, 31 de julho de 2008

Barack Obama X Paris Hilton X Britney Spears !

Barack Obama X Paris Hilton X Britney Spears !

O candidato republicano à Casa Branca, John McCain, aprovou uma campanha de anúncios televisivos que atacam as políticas e a personalidade de Barack Obama.

Os anúncios aproveitam a celebridade e popularidade do democrata e tentam projetá-la negativamente. Num dos anúncios, imagens de Obama desfilando em Berlim são intercaladas com fotografias de Paris Hilton e Britney Spears enquanto uma voz feminina pergunta “É a maior celebridade mundial, mas estará preparado para liderar?”.

Os anúncios questionam ainda as políticas de Obama, destacando o fato de querer aumentar alguns impostos e de ser contra a exploração de petróleo ao largo da costa dos Estados Unidos, realçando ainda as suas principais fraquezas, a sua falta de experiência e a desconfiança que suscita entre os eleitores enquanto possível Comandante das Forças Armadas.

Obama defendeu-se dos ataques afirmando que o que mais notava nos anúncios era que McCain não parecia ter nada de positivo a dizer sobre si. Mas o candidato democrata também está preocupado com o tratamento que começa a ter de parte da imprensa.

Até hoje Obama tem sido tratado como uma estrela por muitos setores da comunicação social, fascinados pelo seu carisma, a sua juventude e a novidade que introduziu na vida política, o senador do Illinois recebia uma cobertura midiática muito superior, pelo menos em quantidade, do que o seu opositor. Um estudo recente verificou que, só desde Junho, Obama recebeu sete vezes mais cobertura do que McCain.

O entusiasmo dos jornalistas parece, no entanto, estar chegando ao fim. Esta semana muitos se queixaram da imagem demasiado presidencialista de Obama durante a sua visita ao Médio Oriente e à Europa. Uma postura que poderá ser interpretada como arrogância, o que seria um risco para o candidato que tem apenas quatro pontos percentuais a mais do que McCain nas sondagens.

Alguns jornalistas queixam-se também da forma como são tratados pelos assessores de Obama.. “Havia esta ideia de eles serem mais transparentes, mas não são”, queixou-se um jornalista à revista New Yorker, dando voz a uma crescente desilusão entre os profissionais da imprensa, que poderá começar a refletir-se nos meios para os quais trabalham.

Nenhum comentário: