domingo, 2 de março de 2008

Juiz Federal de Umuarama é alvo de atentado

O juiz federal Jail Benites de Azambuja, da 2ª Vara Criminal de Umuarama, no Noroeste do Paraná, sofreu atentado na noite de quinta-feira, dia 28/02/2008. A Polícia Federal investiga o caso.

Em relato feito por Azambuja, ele conta que, depois de chegar em casa, por volta das 19 horas, o veículo oficial da Justiça Federal, um Fiat Marea dirigido por ele mesmo, foi atingido por seis tiros disparados por uma pessoa que estava na garupa de uma moto.
.
Os disparos tinham um alvo certo, já que a maioria dos projéteis acertou o vidro do motorista. Nesta sexta, a perícia informou que os disparos saíram de uma arma calibre nove milímetros, sendo que seis tiros atingiram o veículo e dois o muro da sua casa.

Azambuja, que não foi ferido porque já tinha entrado em casa, acredita que o atentado tenha relação com um dos processos criminais de tráfico de drogas que investiga há cerca de um ano na região, que fica a 150 quilômetros da fronteira com o Paraguai.

A partir de agora ele e a família contam com a segurança reforçada da Polícia Federal, que também passa a investigar o caso. O delegado responsável da PF em Umuarama, Erico Ricardo Saconato, não descarta nenhuma linha de investigação.
- Não descartamos nenhuma hipótese. A princípio a hipótese mais forte era de intimidação, porque os disparos se concentraram no veículo, mas trabalhamos com tentativa de atentado e homicídio - informou Saconato.
O delegado, no entanto, afirma que nenhum suspeito foi identificado ou detido até o momento.

O atentado acontece no momento em que a Ajufe (Associação dos Juízes Federais do Brasil) pede tramitação urgente na Câmara Federal de projeto que cria esquema de segurança para magistrados federais em situação de risco.

Nenhum comentário: